Nascido no Brasil, Luiz Simoes vive e trabalha em Barcelona desde 1986.


Selected exhibitions and installations

2015  Prophetia - PROST. Em colaboração com a artista Sabina Simon. Fundación Joan Miró, Barcelona
2014  Artphilein Collection on display - Emptiness. Artphilein Foundation Lugano
2012  PROST. Em colaboração com Sabina Simon para o evento Untergangart . Kunsthalle - Museumsquartier, Viena
2011  Selected Works. Gassmann, Zürich
2011  Música para 18 coisas & Requiem para 2 Basuróphonos. Dia Internacional dos Museus. ARTIUM, Vitoria
2010  Artista convidado, Viola-Me e Música para 18 cosas. Il Corpo Violato, Torino
2009  Artista convidado, Hot Art Basel 09, Basel
2009  Artista convidado, Las Cosas. 10ª Bienal de La Habana
2009  VERTIDOS. Centro Cultural Puertas de Castilla, Murcia
2008  VERTIDOS. Galería Blanca Berlín, Madrid
2008  Arco 08, Mi propuesta. Coletiva Galería Joan Gaspar, Madrid
2007  Silent Escape. Galería H2O, Barcelona
2006  VERTIDOS. Brasilea Foundation, Basel
2006  SymmetroS. Brasilea Foundation, Basel
1998  Around the Himalayas. Museu da República, Rio de Janeiro
1998  Around the Himalayas. Museu da Imagem e do Som, São Paulo
1996  Voices. Ano Europeu Contra o Racismo. Instalação Audiovisual no metrô de Barcelona.
1992  SymmetroS. Galeria Fotoptica, São Paulo
1992  SymmetroS. Fundação CSN, Volta Redonda, Rio de Janeiro
1991  13 Fotógrafos 13 fotos. Coletiva, Galeria 110, Rio de Janeiro
1990  Landscape for a future earth. Galeria Collectors, São Paulo
1989  Abstract Landscape. Galería Railowsky, Valencia
1988  Glaciares Alucinógenos. Galería Tartessos, Barcelona

 

 

Por Pepe Font de Mora - Fundación Colectania

Muitas são as coisas que me unem a Luiz Simoes, e o admiro por outras tantas, mas o que mais me fascina do seu caráter e de sua obra, é a capacidade de surpreender.

Os magníficos enquadres em sua coleção Silent Escape sobressaltam, transmitem o silêncio e a solidão com um ponto de vista sutil; nunca se afasta nem se aproxima demais, no complexo exercício de equilibrismo entre técnica e expressão.

10 tríptics, na qual reflete sobre a nudez do pensamento, é uma série icônica; fechada, contundente, brilhante. Como em boas narrações curtas, sabe medir o que conta, nem pouco nem muito, e encontrar um final surpreendente e demolidor.

Em sua obra, Luiz se obsessiona por vários temas, e os expressa escrevendo, pintando, com música, com pinceladas audiovisuais e com obras cada vez mais escultóricas, onde a fotografia continua sendo o centro. Seu empenho por entender o mundo de forma global, devido talvez à sua formação científica, se manifesta com evidência na série Tempo, onde sua reflexão sobre a oxidação e o tempo, fragilidade e irreversibilidade transcorre entre a morte e a conexão com a dor. Aqui o artista aposta pela narração, e ao mesmo tempo tenta que cada peça tenha uma leitura fechada, individual.

Vertidos e Las Cosas são seus trabalhos mais sinfônicos. Precisam de mise-en-scène, incorporam o happening e o audiovisual. Se em trabalhos anteriores ele transpunha o papel, e ultrapassava as margens e as molduras, aqui ele requer o espaço expositivo para refletir sobre a natureza do universo com o qual convivemos. Que seja visto in situ, para deixar-se seduzir e envolver pela obra de um artista cada vez mais complexa e sugestiva.

 

 

 

Por Diana Gort - 10ª Bienal de La Habana

Toda historia está contenida en el lenguaje, 1 en la palabra; esa que nos construye todo un imaginario simbólico en el que existimos: nosotros no hacemos el lenguaje, el lenguaje nos hace a nosotros. 2 Somos en la medida en que se nos nombra, en la medida en que construimos más y mejor el espacio de la narración: el tiempo.

Babilonia, con sus edificios de ladrillo y sus templos que se levantaban como pirámides inconclusas, vio en el lenguaje único un primer paso hacia la dominación del mundo. Una de sus leyendas dice que allí los dioses se asustaban ante la soberbia de los hombres, que los amenazaban hasta en sus casas celestiales. 3 Y es que nuestra relación con el mundo siempre ha sido bipolar. Bueno-malo, feo-bonito, el sujeto y el objeto, nosotros y lo otro, nosotros y las cosas.

Las Cosas. Así se titula la exposición que Luiz Simões presenta en la 10ma Bienal de La Habana. Nacido en Brasil y nacionalizado español, deja su carrera de biología, para comenzar con la fotografía. Actualmente utiliza diversas técnicas y trabaja en proyectos conceptuales que le llevan años de concepción y de realización y que finalmente tienen una hechura objetual.

Todo lo que hago es una reflexión sobre la existencia, sobre lo frágil e irreversible que es todo. 5 Esta es mi cuestión primordial y está presente en toda mi obra. 4 Las Cosas, además, es fruto de los años de viajes del artista y de su empeño por entender el mundo desde una forma global, quizás por su formación científica. 5 En esta serie de cuatro piezas: Plasticosa, Electronicosa, Eva, Adán y las Cosas y ¿Qué cosa?, el artista cuestiona nuestra relevancia en el universo: somos tan arrogantes y homocentristas que creamos a Dios a nuestra imagen y semejanza. 6

Las cosas, es una mirada desde arriba, pero donde se incluye a si mismo, donde Simões nos ve como pequeños componentes de una gran máquina, como en la obra Electronicosa. Es una narración desde el lenguaje, desde un concepto trabajado por años, de la historia del hombre, que no solo nos remite a Babel como metáfora del homocentrismo sino al conócete a ti mismo que le dijera el oráculo de Delfos a Aristóteles o el Quiénes somos, de dónde venimos y hacia donde vamos de Gauguin.

Las Cosas pregunta por el hombre, el hombre que es también cosa. Desde el momento que nos nombramos, desde el momento que nos preguntamos, somos también objeto, otra cosa entre las cosas. El hombre, ¿Qué cosa?

 

1 Alberto Abreu Arcia. Los juegos de la Escritura o la (re)escritura de la Historia.
2 Martin Heidegger. Holderin y la esencia de la poesía. Biblioteca digital de Teoría de la Cultura Artística.
3 Introducción al Éxodo. Biblia Latinoamericana.
4 Luiz Simões. Dossier Tempo. www.luizsimoes.com 
5 Pepe Font de Mora. Catálogo Vertidos y Las cosas Luiz Simões.
6 Luiz Simões. Entrevista con el artista durante el montaje 10ª Bienal de La Habana, 2009. 

 

 

Por Patricia Züttel - em Hot Art Basel 09, para swissinfo.ch

"10 Trípticos é um projeto no qual falo da nudez do pensamento, do desnudar-se intelectualmente, de expor o mais íntimo que temos".

Simões tem claro seu questionamento artístico: a reflexão sobre a existência. Sobre o título de sua obra 'De un polvo vienes y al polvo volverás', explica Simões a swissinfo:

"De 'un polvo', e não 'del polvo', como na frase bíblica. Na Espanha 'un polvo' significa ato sexual, uma trepada, em linguagem vulgar. Na imagem esquerda - terracota, verniz acrílico, e partículas metálicas sobre tela, represento a terra, o pó, do qual tudo vem. Sobre ela, represento com acrílica os símbolos químicos da Tabela Periódica. A direita está meu corpo, coberto de barro e partículas metálicas. Entre o pó do qual viemos e o pó ao qual retornaremos está o grandioso que é a vida, ao mesmo tempo tanto y tão pouco".

E enquanto Luiz descreve modesto seu espírito artesão e reflexivo, sua inclinação pela biologia, sua incursão na fotografia e outras técnicas, uma colecionadora de arte interrompe e me comenta emocionada: “Adoro sua obra, ¡O levarei para Xangai”!